Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O CRENTE E SEUS INIMIGOS - PARTE 1


Paulo, escrevendo aos efésios mostra que o crente tem basicamente três inimigos: o mundo, o diabo e a carne: “Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (Ef 2.2,3).

Grifei as palavras que representam nossos principais inimigos: o mundo, o príncipe da potestade do ar e a carne. Vejamos as características de cada um destes adversários que precisam ser prontamente identificados e combatidos.

O mundo é um inimigo externo e passivo, pois está fora de nós e não nos influencia. O mundo aqui não se refere à criação natural de Deus, nem tampouco aos seres humanos que habitam na terra, mas ao sistema pecaminoso que rege a forma de se viver. O mundo é inimigo porque está sempre em oposição a Deus e Sua Palavra; o mundo é externo porque está fora de nós; o mundo é passivo porque não nos obriga a viver segundo sua iniquidade, como diz o ditado: “Ninguém leva ninguém pro mau caminho”. O mundo é como a moda, sempre muda. Já vivemos vários períodos chamados eras ou idades, e hoje estamos vivendo a era pós-moderna, onde os valores perderam seu padrão e a verdade tornou-se uma crença subjetiva. No texto, Paulo diz que o mundo segue seu curso, agora vai junto quem quiser.

O príncipe da potestade do ar é claramente uma referência a Satanás, o diabo. Ele é um inimigo externo como o mundo, pois não pode possuir uma nova criatura, um convertido em Cristo (1Jo 5.18), porém ele não é passivo como o mundo, ele influencia a nossa cobiça pelo sistema pecaminoso que é o mundo. Paulo diz que ele “atua”, então ele não é passivo. Ele tem o papel de tornar o mundo atraente aos nossos olhos. É o que chamamos de tentação. Ele é chamado na Bíblia de “o tentador” (Mt 4.3). Paulo, no texto, coloca o diabo entre o mundo e a carne, mostrando que seu desempenho é fazer uma ligação entre a carne e o mundo, entre o que desejamos e o objeto de nosso desejo, por isso a tentação.

A carne, ao contrário do mundo e do diabo, é um inimigo interno, mas claramente ativo como o diabo. Este inimigo age de dentro para fora. A carne aqui deve ser vista não como nosso corpo físico, mas como a natureza caída que herdamos de Adão, que mesmo depois da nossa conversão continua batalhando dentro de nós, por isso a luta da carne contra o espírito (Gl 5.17). Paulo diz no texto que a nossa carne tem inclinações e vontade. Ou seja, são as cobiças que existem dentro de nós e elas nos influenciam a desejar o que há no mundo. Com a mãozinha que o diabo dá então, esse desejo fica muito mais intenso.

Continua...

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários:

  1. Pr Cleison, que belo texto! Me permita colocá-lo no site IEADVIL.COM; pois mais pessoas precisam ter conhecimento deste estudo maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Querido Wéllykem. Paz e graça. Fique à vontade para usar o texto onde e quando desejar. Deus te abençoe em sua vida, família, ministério e todos os projetos.

    ResponderExcluir
  3. Pr. Cleilson estou sempre por aqui buscando me edificar.
    Tenho sede da palavra de Deus e seu blog me ajuda muito.
    Oro todos os dias para que Deus me afaste de todas as coisas que não provêm Dele.
    Vigiando e orando o risco é menor não é mesmo?
    Obrigada pela sua visita e avaliação na minha postagem.
    Paz e Graça!

    ResponderExcluir
  4. Pr, que texto esclarecedor, pontuou muito bem, até lembrei do sonho que tive esses dias. Obrigada pela palavra. Que possamos estar em constante vigília contra os nossos inimigos. Paz.

    ResponderExcluir