Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O CORAÇÃO DE CÉSAR AUGUSTO NA MÃO DO SENHOR


"Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o Seu querer, o inclina." (Pv 21.1).

A profecia dizia que o Filho de Deus tinha de nascer na cidade de Belém: "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Mq 5.2).

Mas a mãe do Salvador morava em Nazaré e não em Belém. Ela já estava grávida pelo poder do Espírito Santo, prestes a dar à luz a criança. Morando em Nazaré, a cerca de 120 km de distância do lugar da profecia, e ainda grávida, com certeza tal profecia não se cumpriria.

Mas palavra de Deus é palavra de Deus! Ele vela por Sua Palavra para a cumprir (Jr 1.12)! Pois bem. Já que as coisas conspiram para o não cumprimento da palavra de Deus, então o que Deus faz? Pega o coração do rei (César Augusto) e o inclina conforme o Seu querer. César é rei, mas Deus é soberano!

E, num belo dia, levanta-se César Augusto, o imperador de Roma na época em que o Senhor nasceu, e dita uma ordem, um decreto para que todo mundo se alistasse (Lc 2.1). E naquela época, todas as pessoas se alistavam em sua própria cidade (Lc 2.3). Era uma espécie de recenseamento.

Lá vai José, homem justo, saindo de Nazaré, cidade onde morava com sua mulher, Maria, para cumprirem o decreto do rei (?), para se alistarem em sua cidade natal. Adivinha qual? Belém! Pois é! José e Maria eram naturais de Belém, mas moravam em Nazaré. Para obedecerem o decreto do imperador (?) se deslocaram do Norte, na Galileia para o Sul, na Judeia, para se recensearem em Belém, sua cidade natal.

Chegando ali, cumpriram-se os dias de Maria dar à luz. Just in time... Jesus nasceu bem na hora em que eles chegaram em Belém!

Pois então... cumpriu-se a profecia! A palavra de Deus não ficou desacreditada! As circunstâncias levavam tudo para acontecer em Nazaré, mas a profecia era para que fosse em Belém! Já que a palavra de Deus precisava se cumprir, então Deus pega ali o coração do rei e o inclina conforme o Seu querer, a fim de que Sua palavra a respeito de um mero detalhe se cumpra. Se Ele falou que Seu Filho tinha que nascer em Belém, não é o fato de Sua escolhida mãe morar em Nazaré que vai mudar as circunstâncias! Não! Como ribeiros de águas foi o coração de César Augusto nas mãos do Senhor, que o inclinou para que ele fizesse o decreto do censo! Assim o Filho de Deus nasceu na cidade de Davi, cumprindo-se a profecia!

Prefiro crer nesse Deus que tudo controla, a acompanhar o raciocínio tolo do ateísmo, do acaso, do teísmo aberto, do livre-arbítrio, do deísmo...

Dia tēs písteōs.

Pr. Cleilson

Um comentário:

  1. É confortante saber que Deus está com seus olhos sobre todas as circunstäncias da história.Ele não criou o mundo como se fosse um relógio e deu corda no mesmo e o deixou trabalhar por si próprio sem sua mínima intervenção.Não! Mil vezes, Não!Ele é soberano e nada foge do seu controle e domínio.Estamos nas mãos desse Deus, sendo assim, vc pode confiar sem reservas sua vida a Ele.Nosso Deus é d++++...

    ResponderExcluir