Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ESBOÇO SERMÃO TEXTUAL POR INFERÊNCIA - PR. CLEILSON



COMO ANDAM OS CHAMADOS PARA A SALVAÇÃO (EF 4.1-3)

INT.: O comportamento das pessoas pode demonstrar a qual tipo de grupo elas pertencem. Esse comportamento pode ser através de atos, palavras, forma de conversar, de se vestir, o próprio lugar onde se frequenta, tudo isso pode definir a que grupo pertencem certos tipos de pessoas. Por exemplo, pessoas da classe rica frequentam lugares diferentes de pessoas de classe mais baixa, vestem-se diferente, conversam sobre assuntos diferentes. Pessoas que pertencem a batalhões de infantaria, ou militarismo têm modos distintos de conversar, de se vestir, de tratar as pessoas. Tudo isso mostra que grupos distintos revelam procedimentos distintos que os qualificam.

S. T.: No v. 1 Paulo roga (Gr. parakalo). Ele chama para estar ao lado, ou seja, encoraja a igreja a andar à altura do privilégio a que fora chamada. O que qualifica o grupo daqueles que foram chamados para a salvação? De que modo eles se apresentam?

I – ELES SÃO HUMILDES E MANSOS (v. 2)
  1. Aprendem isso com seu Mestre (Mt 11.29)
  2. A humildade fala, entre outras definições, de não ofender as pessoas (tapeinofrosyne)
  3. A mansidão fala de não levar em conta as ofensas feitas contra nós
II – SÃO LONGÂNIMOS E SUPORTAM-SE MUTUAMENTE (v. 2)
  1.     Longanimidade fala de paciência – longo ânimo
  2.     Isso é ensinado pelo Mestre (2Pe 3.15)
  3.     Suportar fala de sustentar, não de tolerar!
  4.    Isso deve ser feito em amor, não por obrigação
III – ESFORÇAM-SE PARA PRESERVAR A UNIDADE ESPIRITUAL (v. 3)
  1.    O esforço é diligente, não de qualquer jeito
  2.    A unidade é do Espírito, não aparente
  3.    Ligada pela paz (atadura)

CONC.: Assim andam os chamados para a salvação. Com humildade e mansidão, com paciência e apoio mútuo e, acima de tudo lutando juntos para zelar da unidade no Espírito.

APLIC.: Uma igreja que vive nestas qualidades expressa muito bem sua característica nesse mundo em que ela vive. Mostra que há grande diferença entre ela, que é luz e o mundo em que vive, que é trevas.

APELO: Que nós sejamos assim! Comprometidos em corresponder à altura a nobreza do nosso chamado. Não fomos chamados para qualquer coisa, mas para a salvação! Isso é a vocação mais nobre que o homem já recebeu. Portanto faça um compromisso de viver à altura e corresponder a este chamado!

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

5 comentários:

  1. Confesso que preciso ainda ser muito moldado pelo Espírito Santo.Meu desejo é agradar meu Mestre em tudo o que eu fizer.Que Deus me ajude!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu sermão textual por inferncia. Sempre procuro na internet mas esse foi mais claro e simples pra mim. Deus abençõe sua vida pastor.

    ResponderExcluir
  3. PARABENS Pr. CLEILSON, MEU AMIGÃO. vivemos em um mundo de pregaçoes conflitantes, cheias de teologias diferentes, este sermão é o mais pratico para o dia dia da igreja!!

    ResponderExcluir
  4. Seja bem-vindo aos comentários neste espaço, amigo Pr. Luizinho. Sempre nos lembramos de ti e tua família nas orações. Não nos esquecemos o quanto fomos abençoados por seus sermões práticos para nossa igreja. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom meu Pastor, parabens

    ResponderExcluir